Procedimentos

Endoscopia Digestiva Alta ou Esofagogastroduodenoscopia

É um procedimento que permite visualizar o esôfago, estômago e duodeno até a porção, considerado a primeira parte do intestino. É realizada se introduzindo um tubo flexível, através da boca, sob sedação. Esse tubo contém uma lente, luzes e um canal onde o médico poderá trabalhar para coletar material ou realizar algum tratamento.

PREPARO
O estômago deverá estar vazio. Não coma nem beba nada 8 horas antes do exame. O preparo é muito simples. Veja a seguir:

PARA PROCEDIMENTOS MARCADOS PELA MANHÃ:

É necessário JEJUM ABSOLUTO (não beber nem água), por 8 horas antes do procedimento.

PARA PROCEDIMENTOS MARCADOS A TARDE:

JEJUM ABSOLUTO (não beber nem água) por 8 horas antes do procedimento, podendo ingerir um leve café da manhã (por exemplo: leite e vitaminas)

Você faz uso de medicações?


ORIENTAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS I
Se você faz uso de MEDICAÇÕES para HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES, DOENÇAS DO CORAÇÃO, ANTICOAGULANTES, ANTIFLAMATÓRIOS, ANTIBIÓTICOS e DIURÉTICOS, siga a orientação abaixo descrita:

 

CONTINUAR MEDICAÇÃO PARA

SUSPENDER MEDICAÇÃO PARA

  1. HIPERTENSÃO ARTERIAL:
    deverá ser ingerido com o mínimo de água pela manhã. Aproximadamente às 06h00minh, mesmo com o procedimento marcado no período da manhã.
  2. ANTIBIÓTICO:
    deverá ser ingerido com pequena quantidade de água.
  1. DIABETES: hipoglicemiantes (Insulina®, Daonil®, Diabinese®, etc.): NÃO FAZER USO PELA MANHÃ, SÓ APÓS O EXAME.
  2. ANTICOAGULANTES: (Marevan®, etc.): Solicitar orientação ao seu médico.
  3. ANTIFLAMATÓRIOS: (Aspirina®, AAS®, etc.): Solicitar orientação ao seu médico.
  4. ANTIÁCIDOS. Não usar nas 12 horas que antecedem o procedimento.

 

ORIENTAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS II
Se você faz uso de MARCAPASSO CARDÍACO deve comunicar ao seu médico, a enfermagem do Serviço de Endoscopia e ao médico que realizará o procedimento.

 

No dia do PROCEDIMENTO
Você deverá estar de estômago vazio (jejum de 08 horas) no momento do procedimento.
Sua chegada no hospital no dia do PROCEDIMENTO
               Comparecer à recepção do Setor de Endoscopia, 15 MINUTOS antes do horário marcado.
Trazer TODOS os EXAMES que você possui (MESMO OS ANTIGOS) e não esqueça de apresentar os DOCUMENTOS citados abaixo:

  1. Cartão do Convênio
  2. Cartão do Hospital (se tiver)
  3. Cédula de Identidade (RG)

IMPORTANTE: É OBRIGATÓRIO ESTAR COM ACOMPANHANTE PARA SER LIBERADO APÓS O PROCEDIMENTO.

Em decorrência dos efeitos da medicação sedativa, você não poderá conduzir veículos, ou ser conduzido para a sua residência em motocicleta, nem exercer ATIVIDADES DE RISCO, que necessitem de atenção nas 12 horas seguintes, nem poderá fazer uso de bebidas alcoólicas no mesmo dia ou após 24 horas do término do procedimento. Solicitar junto ao seu médico ATESTADO para afastamento do trabalho ou escola, se necessário.

O QUE ACONTECERÁ
O médico e/ou a enfermeira fará uma entrevista, investigando possíveis patologias, reações alérgicas, cirurgias anteriores e se já realizou procedimento de endoscopia anteriormente. Caso afirmativo, o laudo se faz necessário. Você precisará colocar uma vestimenta do hospital, remover seus óculos, lentes de contato e prótese dentária.

COMO É REALIZADO
Na sala de exame você será colocado numa posição adequada, ou seja, deitará sobre o lado esquerdo. Será oferecida uma medicação oral "dimeticona" para eliminar bolhas de ar, facilitando a visualização do estômago e do duodeno. Um protetor plástico será colocado entre seus dentes para manter sua boca aberta durante o procedimento. Um tubo flexível, fino e pequeno será passado através de sua boca Por meio dele, o médico será capaz de identificar qualquer anormalidade que possa estar presente, inclusive pesquisar amostras de tecido (biópsias) colhidas durante o exame para análise laboratorial detalhada. Não causa dor.  Alguns tratamentos podem ser realizados pela endoscopia. Estes incluem dilatação de uma área estreitada do esôfago, estômago e duodeno, remoção de pólipos, objetos deglutidos e tratamento de vasos sangrantes e úlceras por injeção interna ou aplicação de calor (usando corrente elétrica diatermal, laser argônio ou heater probe).  Um anestésico tópico (spray) será "borrifado" na sua garganta, permitindo a passagem do aparelho sem provocar dor ou náuseas. Uma medicação para relaxar ou mesmo um anestésico será aplicado na veia momentos antes de iniciar o procedimento, para fazer você adormecer. Essa medicação provoca sono e esquecimento por algum tempo. Por isso você não deve dirigir após o procedimento ou realizar tarefas que necessitem de atenção, como operar máquinas ou tomar decisões importantes, já que a sedação diminui seus reflexos e seu raciocínio. Deve vir acompanhado de uma pessoa que lhe conduza para casa.

TEMPO DO PROCEDIMENTO
É um procedimento rápido. Dura, em média, 15 minutos e é indolor.

APÓS O PROCEDIMENTO
Você irá permanecer na endoscopia em torno de 30 minutos, até a neutralização completa dos efeitos do sedativo e/ou anestésico. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada. Você não deve comer ou beber até que seu reflexo de deglutição esteja normal. Depois disso, você pode retornar à sua dieta regular, a menos que seja aconselhado a fazer o contrário. Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio; contudo, isso passará rapidamente.

RISCOS
As complicações são raras, menos de 1 para 1.000 procedimentos. Podem ocorrer complicações, tais como: reações a medicações, perfurações (rasgos) e sangramentos, necessitando de tratamento ou de cirurgia Essas complicações estão mais relacionadas ao procedimento terapêutico.

IMPORTANTE
O aparelho é submetido à rigorosa desinfecção conforme as normas técnicas exigidas após cada exame, sendo esta uma preocupação constante para se evitar transmissão de doenças infecciosas.

QUESTÕES/DÚVIDAS

Importante que você informe ao seu médico se ocorrerem dor; fezes pretas, febre ou vômitos nas primeiras 24 horas após o exame. Caso ainda tenha dúvida sobre o exame, você poderá entrar em contato com a enfermeira da unidade de endoscopia.

[voltar]
Fone 16 - 3374.1608 / 16 - 3373.2655 / 16 - 3372.3010  |   Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 - Centro - São Carlos/SP | CEP 13561-060
© 2006 - Centro de Endoscopia Digestiva de São Carlos. Design by Linkway