Procedimentos

COLANGIOPANCREATOGRAFIAENDOSCÓPICA RETRÓGRADA (CPRE)

É um procedimento que permite o estudo dos canais (vias de drenagem) da vesícula biliar,ducto biliar, pâncreas e fígado. Um tubo fino e flexível é introduzido através de sua boca para examinar o seu estômago e duodeno. Será identificado o orifício de abertura desses canais (papila), sendo introduzido um cateter plástico possibilitando a injeção de contraste e permitindo a realização de uma radiografia que será analisada por seu médico.  
                                                             
PREPARO
               Para permitir uma visão clara, você deverá ficar sem comer e beber (nem água) 8 horas antes do exame. Uma veia será puncionada e você receberá antibiótico uma hora antes do exame, caso ainda não esteja recebendo. É importante informar sobre qualquer possibilidade de gravidez, uma vez que serão realizadas radiografias.

 

Preparo para o procedimento:
               O preparo é muito simples. Veja a seguir:

PARA PROCEDIMENTOS MARCADOS PELA MANHÃ:

É necessário JEJUM ABSOLUTO (não beber nem água), por 8 horas antes do procedimento.

PARA PROCEDIMENTOS MARCADOS A TARDE:

JEJUM ABSOLUTO (não beber nem água) por 8 horas antes do procedimento, podendo ingerir um leve café da manhã (por exemplo: leite e vitaminas)

Você faz uso de medicações?

ORIENTAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS
Se você faz uso de MEDICAÇÕES para HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES, DOENÇAS DO CORAÇÃO, ANTICOAGULANTES, ANTIFLAMATÓRIOS, ANTIBIÓTICOS e DIURÉTICOS, siga a orientação abaixo descrita:

 

CONTINUAR MEDICAÇÃO PARA

SUSPENDER MEDICAÇÃO PARA

  1. HIPERTENSÃO ARTERIAL:
    deverá ser ingerido com o mínimo de água pela manhã. Aproximadamente às 06h00minh, mesmo com o procedimento marcado no período da manhã.
  2. ANTIBIÓTICO:
    deverá ser ingerido com pequena quantidade de água.
  1. DIABETES: hipoglicemiantes (Insulina®, Daonil®, Diabinese®, etc): NÃO FAZER USO PELA MANHÃ, SÓ APÓS O EXAME.
  2. ANTICOAGULANTES: (Marevan®, etc): Solicitar orientação ao seu médico.
  3. ANTIFLAMATÓRIOS: (Aspirina®, AAS®, etc): Solicitar orientação ao seu médico.
  4. ANTIÁCIDOS. Não usar nas 12 horas que antecedem o exame.

 

ORIENTAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS II
Se você faz uso de MARCAPASSO CARDÍACO deve comunicar ao seu médico, a enfermagem do Serviço de Endoscopia e ao médico que realizará o procedimento.

No dia do PROCEDIMENTO
               Você deverá estar de estômago vazio (jejum de 08 horas) no momento do procedimento.
Sua chegada no hospital no dia do PROCEDIMENTO
               Comparecer à recepção do Setor de Endoscopia, 15 MINUTOS antes do horário marcado.
               Trazer TODOS os EXAMES que você possui (MESMO OS ANTIGOS) e não esqueça de apresentar os DOCUMENTOS citados abaixo:

  1. Cartão do Convênio
  2. Cartão do Hospital (se tiver)
  3. Cédula de Identidade (RG)

IMPORTANTE: É OBRIGATÓRIO ESTAR COM ACOMPANHANTE PARA SER LIBERADO APÓS O PROCEDIMENTO. EM ALGUNS CASOS O PACIENTE PODERÁ PERMANECER INTERNADO.

               Em decorrência dos efeitos da medicação sedativa, você não poderá conduzir veículos, ou ser conduzido para a sua residência em motocicleta, nem exercer ATIVIDADES DE RISCO, que necessitem de atenção nas 12 horas seguintes, nem poderá fazer uso de bebidas alcoólicas no mesmo dia ou após 24 horas do término do procedimento. Solicitar junto ao seu médico ATESTADO para afastamento do trabalho ou escola, se necessário.

O QUE ACONTECERÁ
               O médico e/ou a enfermeira fará uma entrevista, investigando possíveis patologias, reações alérgicas, cirurgias prévias e se já realizou exames recentes de CPRE, Ultra-sonografia e colangiorressonância. Caso afirmativo, o laudo anterior se faz necessário, bem como resultado recente de TP (Tempo de Protrombina) e Plaquetas para avaliar o nível de coagulação em caso de terapêutica. Você precisará colocar uma vestimenta do hospital, remover seus óculos, lentes de contato e prótese dentária. O procedimento é realizado em uma mesa de radiografia e necessita de internação por 24 horas.

COMO É REALIZADO?
               Na sala de procedimento será pedido que você deite sobre seu lado esquerdo com o braço esquerdo para trás. Será oferecida uma medicação orai "luftal" para eliminar bolhas de ar, possibilitando melhor visualização do duodeno. Um protetor plástico será colocado entre seus dentes para manter sua boca aberta durante o exame. Um anestésico tópico spray será "borrifado" na sua garganta para permitir a passagem do aparelho sem provocar dor ou náuseas. Você será acompanhado pelo médico que cuidará da sua tranqüilidade e segurança, realizando a sedação, através de uma medicação na veia para fazer você dormir ou relaxar. O médico passará um tubo flexível, longo, com uma lente, luzes e um canal lateral na extremidade, que será introduzido pela boca até o canal biliar Por meio desse canal será injetado o contraste no local e realizada uma radiografia Assim o médico poderá visualizar a presença de cálculos nos canais, na vesícula ou alguma outra anormalidade. Se necessário, ele poderá retirar os cálculos, colocar drenos ou realizar a abertura desse canal.

TEMPO DO PROCEDIMENTO
               Pode variar de 20 a 60 minutos, conforme o caso.

APÓS O PROCEDIMENTO
               Você pode sentir sua garganta adormecida e levemente irritada. Em razão da anestesia geral, você não deve tomar nada por pelo menos I hora Se o exame necessitar de tratamento, manter dieta zero por 24h, até avaliação do seu médico. Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do duodenoscópio; contudo, isso passará rapidamente.

RISCOS
               Pode resultar em complicações, tais como reações a medicações, perfuração do intestino (rasgos), sangramento, inflamação do pâncreas (pancreatite) e do dueto biliar (colangite). Essas complicações são raras, mas podem necessitar de um tratamento de urgência, e até mesmo cirurgia.

 

IMPORTANTE
O aparelho é submetido à rigorosa desinfecção conforme as normas técnicas exigidas após cada exame, sendo esta uma preocupação constante para se evitar transmissão de doenças infecciosas.


QUESTÕES/DÚVIDAS
               É muito importante que você informe ao seu médico se ocorrerem dor, febre, fezes pretas ou vômitos nas 24 horas pós-CPRE. Caso ainda tenha dúvida sobre o exame, você poderá entrar em contato com a enfermeira da unidade de endoscopia.

 

TRATAMENTOS POR CPRE
Esfincterotomia-papilotomia: a radiografia mostra um cálculo ou outro bloqueio, o médico pode aumentar o tamanho da abertura do dueto biliar da papila. Isso se chama "esfincterotomia" e é feito com um fio aquecido eletricamente, o qual você não sentirá, Qualquer pedra será removida com um basket ou balão e passará através do intestino. Prótese: uma prótese é um pequeno tubo plástico que é empurrado através do endoscópio para dentro da área estreitada do dueto biliar. Isso alivia a obstrução (e qualquer icterícia), por permitir que a bile drene livremente para o intestino. Algumas vezes as próteses também são colocadas no dueto pancreático, quando este está bloqueado ou estreitado.

[voltar]
Fone 16 - 3374.1608 / 16 - 3373.2655 / 16 - 3372.3010  |   Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 - Centro - São Carlos/SP | CEP 13561-060
© 2006 - Centro de Endoscopia Digestiva de São Carlos. Design by Linkway